Tuesday, February 01, 2011

Dois ouvidos e uma boca

existem ditados, muitos que me lembro, alguns que sei e outros que vou aprendendo. hoje lembrei-me de dois que têm semelhantes significados.
"deram-nos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos o dobro do que falamos."
"as vezes é melhor ficar calado e deixar que os outros pensem que você é parvo do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida."
mais uma vez, é simples falar sobre o assunto, não é complicado argumentar quando se vê o filme sem fazer parte do elenco que o torna possível. quando assim é, quando o mundo é nosso e não vemos o que fazemos com olhos de deus, torna-se por vezes difícil permanecer à margem, manter uma tendência isenta de influências, escolher a decisão correcta aos olhos do realizador.
esse filme que não tem remakes, segundas versões ou qualquer tipo de replay chama-se vida. esse conjunto de "desenhos onde a borracha não existe" para emendar erros que possam ter existido, onde o lápis é uma caneta de tinta permanente, é para ser vivido no presente e não apenas para ser passado no passado.
é difícil ser perfeito quando nos dão dois ouvidos e uma boca para ouvirmos o dobro do que falamos, duas mãos com que podemos escrever, dez dedos com que podemos tocar com a precisão de uma máquina as letras que agora estou a usar e apenas dois olhos para receber isso. em vez de duplicar, a troca de informação quintuplica.

No comments: