Wednesday, March 30, 2011

Dia de amanhã

já não me lembro se o assunto foi monologado por estes lados em publicações anteriores, talvez porque muitas vezes penso nele, se sim servirá este texto para reforçar a ideia, se não será apenas a primeira vez de muitas.
complicado paragrafo de introdução, como complicada é a questão que tão poucas vezes corre desenfreadamente entre sinapses, imagens e pensamentos que preenchem o trabalho dos nossos neurónios. apesar de viver um pouco o dia a dia sem pensar no que virá amanhã contínuo a encontrar com elevada frequência quem não faça o mesmo, quem se guarde de males maiores por medo ou precaução. não estou a aconselhar que se viva assim, até porque é necessário perceber a razão para o fazer. mas como qualquer regra existem excepções e é nessas alturas que é simples chegar à conclusão que é bom continuar a viver um dia de cada vez.
pelas minhas contas, que não costumam falhar muito e vendo apenas a perspectiva pessimista estarei cego do olho direito daqui a 5 anos. provavelmente terei algum problema cardíaco nos próximos 5 a 15 anos. podia ser ainda mais pessimista e incluir mais alguns que só de pensar fazem arrepios, mas ficam para já estes dois que ainda vão dando que pensar, especialmente o primeiro, já que o olho esquerdo também já teve melhores dias. não ver foi talvez o acontecimento que mais me marcou e não desejo isso a ninguém, desejo sim que vejam o ensaio sobre a cegueira e que aprendam com ele uma lição, mais uma das muitas que aprendi com quem já cá não está. eu não vi, senti e é sentindo que se vive os dias com a intensidade devida, porque passatempos há muitos, vida só temos esta.

No comments: